SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108A resposta educativa aos alunos mais capazes nos planos de atenção à diversidadeFormação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CALIMAN, Geraldo; GUIMARAES-IOSIF, Ranilce; LUCENA, Jose Ivaldo A. de  e  SANTOS, Vanildes Gonçalves dos. Liderança juvenil e cidadania global: alternativas para a construção de paz em uma escola pública. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.672-694.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802047.

A paz é fruto de uma construção social que demanda um processo individual e coletivo de informação e compromisso na construção de um mundo mais justo e inclusivo. A Universidade e a escola, enquanto espaços de educação formal tem um grande potencial como promotores e construtores de paz. O artigo discute esses dois argumentos a partir de uma experiência desenvolvida em duas escolas públicas do Distrito Federal pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB), a partir de 2015 até o presente. A primeira parte discute-se o presente contexto da juventude a partir de um foco teórico na cidadania global e na centralidade da liderança juvenil para a apropriação de processos de construção de paz. A segunda parte enfatiza o papel da universidade e da escola pública na construção de redes que atuam proativamente na educação dos jovens para a cidadania, preparando-os para o eventual confronto com situações de violência e intolerância. A última parte do artigo volta-se para as experiências de sucesso dos últimos anos, capazes de ativar a prevenção da violência escolar e a construção de uma cidadania global. O estudo mostra que os princípios de educação para a paz e formação da cidadania global inspirados na Unesco são importantes alternativas para a promoção e construção de culturas de paz.

Palavras-chave : Liderança Juvenil; Cidadania Global; Culturas de Paz; Prevenção da Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )