SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108Liderança juvenil e cidadania global: alternativas para a construção de paz em uma escola públicaUso de plataformas e ferramentas digitais para o ensino da Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VERAS, Renata Meira; FIGUEREDO, Wilton Nascimento; KURATANI, Sayuri Miranda de Andrade  e  CHAVES, Erika Silva. Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.695-717.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802011.

Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )