SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnasDiferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VAILLANT, Denise; ZIDAN, Eduardo Rodríguez  e  BIAGAS, Gustavo Bentancor. Uso de plataformas e ferramentas digitais para o ensino da Matemática. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.718-740.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802241.

Este artigo apresenta os avanços resultantes de um estudo realizado pelos três autores e financiado com os Fundos Concursáveis no Uruguai. A pesquisa visa descrever e analisar as práticas de uso de ferramentas e plataformas digitais para o ensino da Matemática no 1º ano da Educação Secundária do Uruguai. Para isso, apoiou-se em um questionário digital implementado na Plataforma Limesurvey com escalas tipo Likert para professores de Matemática. Entre as descobertas, destaca-se a baixa frequência no uso de ferramentas e plataformas digitais por parte dos professores. Além disso, os resultados indicam que os smartphones são os dispositivos mais utilizados para o ensino pelos professores e que as preferências no uso de aplicativos se concentram em duas: a Plataforma Adaptativa de Matemática e o GeoGebra. Tudo indica que a idade não é um fator incidente no uso das tecnologias para os professores de Matemática participantes do estudo.

Palavras-chave : Plataformas e ferramentas digitais; Ensino da Matemática; Professores; Ensino Médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )