SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número109Educação Superior Chinesa: o papel da economia e dos projetos 211/985 para a expansão do sistemaDesenho e validação de um instrumento para avaliação da competência digital no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MAGALHAES, Nara Maria Emanuelli  e  RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.909-931.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801814.

Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação.

Palavras-chave : Cultura Interna; Autoavaliação; Avaliação Externa; Cultura de Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )