SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheresA Educação em Direitos Humanos nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  e  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas. Educ. rev. [online]. 2015, n.55, pp.261-276. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.38464.

Neste artigo experimentamos teorizações foucaultianas na análise do material empírico de uma investigação sobre configurações das relações de gênero nas práticas matemáticas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, com idades compreendidas entre 18 e 76 anos, pertencentes a uma Associação de Catadores, e que participavam de um projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Operando com a noção de discurso, interpelamos a razão de matriz cartesiana e o sujeito da razão para mostrar como, em meio a tensões discursivas, relações de gênero e matemática são produzidas e encontram-se implicadas na constituição das subjetividades daquelas mulheres e daqueles homens, catadoras e catadores, alunas e alunos da EJA, e na naturalização de desigualdades de gênero.

Palavras-chave : relações de gênero; Matemática; discurso..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )