SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial .2Em busca de novas explicações sobre a relação entre educação e desigualdade: o caso da Universidade Tecnológica de NezahualcóyotlProfessoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902-1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

STRECK, Danilo Romeu. Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana. Educ. rev. [online]. 2017, n.spe.2, pp.189-202. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.51760.

O artigo tem como tema a participação, enquanto meio e fim, na educação para a cidadania. A partir de pesquisas sobre as mediações pedagógicas no orçamento participativo e sobre a pedagogia latino-americana, aponta-se para a necessidade de desconstruir mitos e falácias que se criam em torno da participação, tais como o mito da incapacidade do povo ou da falta de tempo e recursos. Trata-se, como será argumentado, de “descolonizar” a participação, permitindo que ela se torne um efetivo instrumento para a democratização da sociedade. O conceito de colonialidade serve para ancorar a discussão no âmbito das teorias críticas na América Latina. Como contraponto, são apresentadas pautas que, apesar da diversidade encontrada no subcontinente, pretendem abranger o contexto educacional latino-americano: a participação como um processo político-pedagógico; o conhecimento da história de nossa pedagogia em sua vertente crítica; a compreensão das culturas de participação e suas formas de expressão social e política; a reflexão sobre utopias democraticamente transformadoras.

Palavras-chave : Participação; Colonialidade; Cidadania; Pedagogia latino-americana; Mediações pedagógicas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )