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Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana  and  ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo. Os diferentes olhares na avaliação de alunos em estágio clínico supervisionado. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2009, vol.55, n.4, pp.458-462. ISSN 1806-9282.  https://doi.org/10.1590/S0104-42302009000400023.

OBJETIVO: Comparar notas do Conceito Global Itemizado (CGI) e da Avaliação Estruturada (AE), atribuídas por três especialidades - Ginecologia e Obstetrícia (GO), Clínica Médica (CM) e Pediatria (Ped) - a alunos em final de estágio clínico nas unidades básicas de saúde. MÉTODOS: Cento e seis alunos do 4º ano médico foram avaliados por um docente de cada especialidade, utilizando CGI contendo seis domínios de habilidades técnicas (CGIt) e sete domínios humanísticos (CGIh), em escala 0-10, e pela AE resultante de observação de atendimento. Para análise estatística, utilizaram-se coeficientes de Cronbach, testes de Friedman e pareados de Wilcoxon, coeficientes de correlação de Spearman e Pearson e distâncias Euclidianas (p< 0,05). RESULTADOS: Houve alta consistência interna do CGI nas especialidades (>0,92). As distribuições das notas concentraram-se no extremo superior da escala. As notas de Ped foram significativamente inferiores às de GO e CM (diferenças de medianas entre 0,50 e 0,67), com correlações baixas entre elas (-0,02<R<0,48). Os domínios que tiveram maior impacto na confiabilidade do CGI foram: julgamento clínico (GO e Ped), solução de problemas (CM) e capacidade de auto-reflexão (Ped). As notas de GO e Ped mostraram a menor concordância; as de GIRt de Ped foram as mais discordantes das outras notas. CONCLUSÃO: As especialidades têm visões distintas sobre como avaliar alunos, mesmo utilizando instrumentos semelhantes, o que pode ser reflexo de "cultura" de cada uma delas. Permanece o desafio de minimizar tais diferenças com atividades de desenvolvimento docente.

Keywords : Avaliação educacional; Especialidades médicas; Estágio clínico.

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