SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue6Treatment of short bowel syndrome in children. Value of the Intestinal Rehabilitation ProgramDiabetes mellitus in childhood: an emerging condition in the 21st century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

PALMEIRA, Patricia  and  CARNEIRO-SAMPAIO, Magda. Imunologia do leite materno. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2016, vol.62, n.6, pp.584-593. ISSN 1806-9282.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.06.584.

Na fase crítica de imaturidade imunológica do recém-nascido, em especial do sistema imune de mucosas, o lactente recebe grandes quantidades de componentes bioativos através do colostro e do leite materno. O colostro é o reforço imunológico natural mais potente conhecido pela ciência. O aleitamento materno protege o lactente de infecções principalmente por meio dos anticorpos IgA secretores (IgAS), mas também por meio de vários outros fatores bioativos. É surpreendente que os fatores de defesa do leite humano ajam sem causar inflamação e alguns componentes são, de fato, anti-inflamatórios. A proteção contra infecções tem sido bem evidenciada durante a lactação, combatendo, por exemplo, diarreia aguda e prolongada, infecções do trato respiratório, incluindo otite média, infecção do trato urinário, sepse neonatal e enterocolite necrosante. O conteúdo imunológico do leite evolui ao longo do tempo: nas fases iniciais de lactação, IgAS, fatores anti-inflamatórios e, mais provavelmente, as células imunologicamente ativas provêm ajuda adicional para o sistema imune imaturo do neonato. Depois desse período, o leite materno continua a adaptar-se extraordinariamente à ontogenia infantil, às suas necessidades de proteção imune e nutricionais. Entende-se, portanto, a necessidade de se estimular o aleitamento materno pelo menos durante o primeiro semestre de vida, período em que a produção própria de IgA secretória é ainda pouco significativa.

Keywords : leite humano; anticorpos IgA secretores; infecções; recém-nascido a termo; recém-nascido pré-termo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )