SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número9Evidências da lipoenxertia autóloga para o tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficasAtualidades no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230versão On-line ISSN 1806-9282

Resumo

ANDRADE, VICTOR HUGO LOPES DE et al. Aspectos atuais da síndrome do ovário policístico: uma revisão da literatura. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2016, vol.62, n.9, pp.867-871. ISSN 1806-9282.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.62.09.867.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina heterogênea com prevalência variável, que afeta cerca de uma em cada 15 mulheres no mundo. O diagnóstico da SOP requer, pelo menos, dois dos seguintes critérios: oligo-ovulação e/ou anovulação, evidência clínica e/ou bioquímica de hiperandrogenemia e morfologia dos ovários policísticos. As mulheres com SOP parecem ter um risco mais elevado de desenvolver distúrbios metabólicos, hipertensão e doenças cardiovasculares. O objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão da literatura por meio de pesquisa nas bases de dados PubMed e Scielo, focada em publicações relacionadas com ovários policísticos, incluindo patogênese, manifestações clínicas, diagnóstico e aspectos terapêuticos, bem como associação com doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Palavras-chave : síndrome do ovário policístico; hiperandrogenismo; distúrbios cardiovasculares; hipertensão arterial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )