SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Conhecimentos e atitudes em relação à demência de estudantes de medicina brasileiros no final da graduaçãoAvaliação citopatológica no seguimento de pacientes submetidas à radioterapia por câncer de colo uterino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230versão On-line ISSN 1806-9282

Resumo

BARROS-OLIVEIRA, Maria da Conceição et al. Uso do anastrozol na quimioprevenção e no tratamento do câncer de mama: uma revisão da literatura. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2017, vol.63, n.4, pp.371-378. ISSN 1806-9282.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.04.371.

Os inibidores de aromatase têm emergido como uma endocrinoterapia alternativa para o tratamento de câncer de mama sensível a hormônios em mulheres pós-menopáusicas. A utilização de inibidores de terceira geração, representados por exemestano, letrozol e anastrozol, é atualmente indicada. Anastrozol é um composto não esteroide e um inibidor potente e seletivo da enzima aromatase. Embora alguns estudos tenham demonstrado que as suas propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas podem ser afetadas pela variabilidade interindividual, esse fármaco tem sido recentemente utilizado em todas as configurações de tratamento do câncer de mama. Na doença metastática, é atualmente considerado o tratamento de primeira linha em mulheres pós-menopáusicas com tumores de mama e receptor de estrogênio positivo. O anastrozol tem mostrado resultados promissores no tratamento adjuvante do câncer de mama em estágio inicial em mulheres na pós-menopausa. Ele também conseguiu resultados interessantes na quimioprevenção da doença. Portanto, em virtude da importância do anastrozol tanto no tratamento endócrino quanto na quimioprevenção do câncer de mama hormoniossensível em mulheres na pós-menopausa, propusemos a atual revisão da literatura na base de dados SciELO e PubMed de artigos publicados nos últimos 10 anos.

Palavras-chave : inibidores da aromatase; quimioprevenção; neoplasias da mama; farmacocinética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )