SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número59A Iniciativa Yasuní-ITT: uma análise a partir do Modelo de Fluxos MúltiplosInformação x Engajamento em websites parlamentares - um estudo de caso de Brasil e Reino Unido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Sociologia e Política

versão On-line ISSN 1678-9873

Resumo

NUNES, Wellington. Uma estratégia nacional de desenvolvimento no Brasil dos anos 1990. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2016, vol.24, n.59, pp.67-89. ISSN 1678-9873.  https://doi.org/10.1590/1678-987316245904.

Este artigo trata do predomínio de uma estratégia de desenvolvimento de cunho neoliberal no Brasil dos anos 1990 com duplo objetivo: 1) mostrar que, embora o cenário apresentasse desafios incontornáveis como a “reestruturação produtiva” e a “globalização”, a alternativa neoliberal não era a única disponível; 2) sugerir que, para entender como e por que um determinado tipo de estratégia de desenvolvimento é escolhido em determinada sociedade, é preciso ter em conta, também, o papel central desempenhado pelas elites estatais. O método utilizado foi um estudo aprofundado de caso, com fontes documentais, biográficas e bibliográficas. Divergindo com parte da literatura, os resultados permitem sustentar as duas hipóteses centrais deste trabalho: 1) havia no Brasil uma estratégia nacional de desenvolvimento (qualitativamente distinta tanto do “velho” desenvolvimentismo quanto da alternativa neoliberal) desde o início dos anos 1990; 2) o processo de implantação de uma estratégia de cunho neoliberal não foi respaldada por um consenso empresarial em torno dessa alternativa. A análise empreendida aponta para a importância de se considerar a presença de uma elite estatal subjetivamente orientada para entender a escolha do tipo de estratégia adotado naquele período.

Palavras-chave : empresariado; IEDI; neoliberalismo; neodesenvolvimentismo; elites estatais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )