SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Estratégias, organização e gestão de empresas em mercados globalizados: a experiência recente do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

NAVEIRO, Ricardo M.  e  O'GRADY, Peter. Dicast: um sistema inteligente para auxílio ao projeto de peças fundidas. Gest. Prod. [online]. 1997, vol.4, n.3, pp.251-264. ISSN 0104-530X.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X1997000300001.

Este artigo aborda a questão da integração das atividades de projeto e manufatura, descrevendo um sistema de engenharia desenvolvido para auxiliar os projetistas na etapa de projeto detalhado de peças fundidas. O projetar é considerado como uma atividade sujeita a restrições, que condicionam a tomada de decisão. Nesse sentido, o processo de projetar uma peça fundida pode ser modelado como um conjunto de variáveis que representam os parâmetros do projeto interconectados por restrições. Quando alguma restrição não é atendida o sistema se encarrega de avisar ao projetista, indicando qual restrição não foi atendida e as causas prováveis do não atendimento.

Palavras-chave : projeto para manufatura; engenharia concorrente; programação lógica sob restrições; sistemas inteligentes de auxílio ao projeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons