SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Dicast: um sistema inteligente para auxílio ao projeto de peças fundidasModelagem por meio de teoria de filas do tradeoff entre investir em canais de atendimento e satisfazer o nível de serviço em provedores INTERNET índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

FLEURY, Afonso. Estratégias, organização e gestão de empresas em mercados globalizados: a experiência recente do Brasil. Gest. Prod. [online]. 1997, vol.4, n.3, pp.264-277. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1997000300002.

No novo contexto de economia globalizada, as perspectivas de cada país são função das competências adquiridas por seus elementos constitutivos: pessoas, empresas, instituições. Este estudo analisa as mudanças em curso na indústria brasileira, recentemente envolvida na globalização produtiva, e suas conseqüências em termos de formação de competências. Destaca as profundas mudanças em termos de estratégias, arquiteturas organizacionais e sistemas de gestão que estão ocorrendo, tanto nas empresas estrangeiras quanto nas brasileiras. Mesmo que no curto prazo essas mudanças possam ser consideradas positivas, no longo prazos os seus efeitos serão prejudiciais para o desenvolvimento de competências locais, o que afetará o desempenho competitivo da indústria brasileira.

Palavras-chave : organização industrial; gestão de competências; empresas transnacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons