SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Padrões tecnológicos e processo de inovação de produtos: o caso da Itautec-Philco S.A. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

SANTOS, Edilson de J.; RODRIGUES, M.T.M.  e  LATRE, L. Gimeno. Aplicação de interferência lógica em problemas de programação de produção. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.2, pp.95-105. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X2000000200001.

A Programação de Produção de plantas flexíveis tem merecido crescente atenção no âmbito da Engenharia Química nos últimos anos. O objetivo principal da Programação de Produção é a alocação temporal de recursos, tais como disponibilidade de matéria-prima, utilidades e mão-de-obra, procurando otimizar um critério de desempenho. Este tipo de problema é computacionalmente difícil de ser resolvido e as diferentes abordagens propostas têm se mostrado inadequadas no que se refere ao tempo para a obtenção da solução ótima. No presente trabalho, a abordagem MILP (Mixed Integer Linear Problem) baseada em uma discretização uniforme do tempo de produção é utilizada juntamente com uma abordagem de interferência lógica externa, esta última desenvolvida utilizando relações lógicas envolvendo recursos compartilhados, as quais são implementadas no sistema OSL (Optimization Subroutine Library).

Palavras-chave : sistemas químicos; processos batelada; programação de produção; programação matemática; inferência lógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons