SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O  papel das subsidiárias e a internacionalização das atividades tecnológicas pelas Empresas Transnacionais (ETNs) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

FRANCISCHINI, Andresa Silva Neto  e  AZEVEDO, Paulo Furquim de. Estratégias das empresas do setor calçadista diante do novo ambiente competitivo: análise de três casos. Gest. Prod. [online]. 2003, vol.10, n.3, pp.251-265. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X2003000300003.

O ambiente competitivo dos anos 90, marcado pelo processo de abertura comercial, pela adoção da Constituição de 1988, pela sobrevalorização cambial e pelas mudanças nos padrões de concorrência internacional, afetou de maneira diferenciada os setores industriais brasileiros. Este estudo avalia as estratégias tecnológicas, de localização e reorganizadoras adotadas por três empresas calçadistas diante desse novo ambiente competitivo da década de 1990. Esse conjunto de estratégias é avaliado segundo a formulação de quatro proposições, as quais mostram o impacto diferenciado do ambiente competitivo conforme as características das empresas estudadas.

Palavras-chave : ambiente competitivo; calçados; estratégia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons