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Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

SANTOS, Gilmar José dos. A interfuncionalidade entre marketing e gestão de ciência e tecnologia nas empresas. Gest. Prod. [online]. 2003, vol.10, n.3, pp.329-344. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X2003000300008.

Apesar de estudarem vários temas em comum, ainda há pouco intercâmbio acadêmico entre as áreas de marketing e gestão de ciência e tecnologia (C&T). Este artigo discute alguns conceitos que marketing e C&T têm em comum, procurando evidenciar que, apesar de trilharem caminhos diferentes, a pauta de investigação de ambas as áreas é semelhante e complementar. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre três temas acerca dos quais o potencial de integração é mais gritante: inovação, aprendizagem organizacional e capacidades. Concluiu-se que os significados dos três temas e os problemas abordados são os mesmos em ambas as disciplinas. Entretanto, elas raramente colhem contribuições mútuas. Uma aproximação maior poderia consolidar teorias mais consistentes para a análise dos problemas relacionados à competitividade das organizações, via relacionamento com o mercado, sustentando a posterior criação de modelos práticos de gerenciamento.

Palavras-chave : inovação; aprendizagem organizacional; capacidades; marketing; ciência e tecnologia.

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