SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Analysis of the value flow mapping application to waste identification on the product development process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Abstract

GOLDRATT, Eliyahu M.. Sobre ombros de gigantes: conceitos de produção versus aplicações na produção. O exemplo da Hitachi Tool Engineering. Gest. Prod. [online]. 2009, vol.16, n.3, pp.333-343. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X2009000300002.

Este artigo avalia as metodologias de Henry Ford, Taiichi Ohno e Elyahu Goldratt e apresenta de maneira explícita os quatros princípios de gestão do fluxo que estão por trás destas filosofias de gestão de operações. As diferenças entre estas três são traçadas para diferentes instâncias dos mesmos princípios em ambientes específicos: Ford em sua indústria, com foco na produção em massa de poucos (ou um) produtos; Ohno na Toyota, com o Toyota Production System (TPS); e Goldratt, em uma classe ampla de ambientes de produção. Os conceitos são ilustrados e postos à prova no caso prático da Hitachi Tool Engineering. Este é o caso clássico de tentativa de implementação de uma metodologia (Lean) que não se aplica e como isto foi resolvido pela Teoria das Restrições (TOC). Finalmente os limites da solução proposta por Goldratt para a gestão de operações (TPC) são explicitados.

Keywords : Pesquisa operacional; Teoria das Restrições; Lean; Sistema de Produção Toyota; TPS; Goldratt; Ford; Ohno; Fluxo produtivo; Princípios do fluxo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License