SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Posicionamento de ambulâncias do SAMU através de Programação Inteira e Teoria de FilasUma análise bibliométrica de 50 anos de pesquisa sobre controle estatístico de processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

CRUZ, Valcir de Jesus Sousa da  e  PAULILLO, Luiz Fernando. Governanças híbridas complementares aos contratos de manufatura: um estudo de caso. Gest. Prod. [online]. 2016, vol.23, n.4, pp.842-852.  Epub 12-Dez-2016. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x3363-16.

Este trabalho tem por objetivo mostrar as formas de governança complementares aos contratos de uma empresa dona de marcas (OEM) utilizando os princípios teóricos da Nova Economia Institucional para o desenvolvimento dos modos de governança híbrida. Foi realizado um estudo de caso, sendo entrevistados os gerentes das áreas de desenvolvimento de produtos, suprimentos e manufatura para medir suas percepções a respeito da utilização de mecanismos complementares aos contratos para a coordenação dos fornecedores de serviço de manufatura eletrônica (EMS). Verificou-se que, devido aos investimentos em especificidades de ativos de propriedade intelectual e de marca, assim como às incertezas relacionadas ao ambiente de negócio, os contratos se mostraram insuficientes para governar as transações. As análises realizadas permitiram mostrar que as transações de fornecimento de manufatura eletrônica são coordenadas por mecanismos complementares aos contratos, através de um modelo de governança híbrida formado por confiança, mutualismo e liderança.

Palavras-chave : Manufatura contratada; Governança híbrida; Indústria eletrônica de consumo; Economia dos custos de transação; Gestão da cadeia de suprimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )