SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Caracterização da complexidade em projetos de engenhariaA evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

FOGACA, Pablo; SOUZA, Davenilcio Luiz de  e  MANEA, Felipe. Comparação entre os processos de Cold Test e Hot Test em uma empresa fabricante de motores diesel. Gest. Prod. [online]. 2018, vol.25, n.2, pp.343-353.  Epub 23-Out-2017. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x3094-16.

O teste a frio (Cold Test) é um processo inovador no Brasil com relação aos testes em motores diesel. Esse processo foi implementado em uma empresa fabricante de motores diesel, com o intuito de ser o principal teste de validação antes de os motores serem enviados ao cliente. Partindo-se dessa hipótese, surgiu o principal motivo desta investigação: é possível a substituição plena do teste a quente (Hot Test) pelo teste a frio (Cold Test)? Essa foi uma pergunta impactante, visto que o Hot Test é um processo confiável e consagrado há mais de 18 anos. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso. A investigação detalhada identificou vários critérios de comparação dos dois processos, tais como: fluxogramas, eficácia, eficiência, complexidade, níveis de aprovação, planilhas de bordo e documentos FMEA da empresa. Os resultados mostraram que o processo Cold Test é mais vantajoso e sustentável, entretanto os dois processos são complementares. O estudo comprovou que não foi possível a plena substituição do Hot Test pelo Cold Test, principalmente pelo fato da não detecção de vazamentos no processo Cold Test.

Palavras-chave : Cold Test; Hot Test; Motores diesel; Processos; PDCA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )