SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Comparação entre os processos de Cold Test e Hot Test em uma empresa fabricante de motores dieselAvaliação da implantação do Sistema de Gestão de Armazém em uma empresa multinacional do ramo de acionamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

TOMOMITSU, Henrique Takashi Adati; CARVALHO, Marly Monteiro de  e  MORAES, Renato de Oliveira. A evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico. Gest. Prod. [online]. 2018, vol.25, n.2, pp.354-369.  Epub 23-Out-2017. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x3150-16.

O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre gestão de projetos e gestão do conhecimento. Para compreender a intersecção entre esses dois campos de pesquisa, a abordagem metodológica selecionada foi a de revisão sistemática da literatura. A abordagem multiestágios foi adotada, iniciando-se por análises bibliométricas, com análise estatística descritiva da população de artigos estudados, seguida de uma análise de cocitação e, por fim, por uma análise de conteúdo, buscando-se identificar tendências e lacunas de pesquisa. Os resultados apontam que a gestão de projetos e a gestão do conhecimento estão relacionadas com questões que envolvem as competências de gestores de projetos e da organização, a governança do conhecimento entre projetos por meio da área de Project Management Office, e com aspectos relacionados a fatores críticos de sucesso e sucesso de um projeto. Como tendência, destacam-se estudos voltados para a formação de times virtuais em ambientes formados por organizações distribuídas e, como um gap, a importância do conhecimento para projetos que envolvem questões de sustentabilidade, visto que foram identificados poucos estudos sobre esse assunto. Foi possível notar que esses construtos são essenciais para o desempenho organizacional e que, juntos, possuem uma sinergia que pode contribuir para que as empresas possam se diferenciar de seus concorrentes e alcançar vantagem competitiva.

Palavras-chave : Gestão de projetos; Gestão do conhecimento; Estudo bibliométrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )