SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométricoDestruição de escalas de mensuração por meio da análise fatorial exploratória nas pesquisas da área de produção e operações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

ASSIS, Rafael de  e  SAGAWA, Juliana Keiko. Avaliação da implantação do Sistema de Gestão de Armazém em uma empresa multinacional do ramo de acionamentos. Gest. Prod. [online]. 2018, vol.25, n.2, pp.370-383.  Epub 15-Mar-2018. ISSN 1806-9649.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3315-18.

A eficiência nas operações logísticas torna as empresas mais competitivas. Nesse aspecto, o uso de ferramentas para o gerenciamento e controle dessas operações é essencial para uma logística ágil e eficiente. O Sistema de Gestão de Armazém (Warehouse Management System , WMS) é uma das alternativas disponíveis no mercado capaz de automatizar as operações logísticas, buscando maior eficiência. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo central observar o processo de implantação de um Sistema de Gestão de Armazém em uma empresa de componentes mecânicos e analisar os impactos nas operações logísticas em termos de eficiência e qualidade de trabalho. Os resultados deste estudo estão focados na satisfação dos envolvidos, avaliada por meio de entrevistas, e nos resultados operacionais, fazendo-se um comparativo dos indicadores de desempenho logísticos em dois momentos distintos: o período anterior e o posterior à implantação do WMS. A partir da análise dos indicadores, foi possível observar um ganho de agilidade nas operações logísticas que, consequentemente, reflete-se em ganhos financeiros. Além disso, os relatos dos colaboradores envolvidos na mudança revelaram diminuição de atritos e aumento expressivo da confiabilidade e da credibilidade depositada nas informações por parte de clientes internos e externos.

Palavras-chave : Sistema de Gestão de Armazém; WMS; Logística; Gestão da cadeia de suprimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )