SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Desenvolvimento de empresas de base tecnológica da região do Vale do Paraíba Paulista: pesquisa com gestores de incubadoras e empresas incubadasEnergy planning and management during battery manufacturing índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

ANDRADE, Pedro Rochavetz de Lara; STEINER, Maria Teresinha Arns  e  GOES, Anderson Roges Teixeira. Otimização na geração de grade horária escolar através de um modelo matemático e dos procedimentos busca local e Iterated Local Search. Gest. Prod. [online]. 2019, vol.26, n.4, e3421.  Epub 07-Out-2019. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x3241-19.

Resumo

Este artigo aborda o problema de otimização na geração da grade horária escolar. Tal problema consiste em definir os dias e horários das disciplinas a serem ministradas por cada um dos professores de instituições de ensino. Para isto foi desenvolvida uma ferramenta que faz uso de técnicas de Pesquisa Operacional (PO), com foco na geração e otimização de grade horária de instituições de Ensino Fundamental, considerando as preferências dos professores, tais como, preferências por dias de aula e por aulas em sequência (geminadas). Para a resolução do problema foi utilizado um modelo matemático de Programação Não Linear Inteira Binária (PNLIB) e os procedimentos Busca Local (BL) e Iterated Local Search (ILS), comparativamente. Foi aqui analisado um problema real com 14 grades horárias de escolas públicas da cidade de Araucária, PR. Os resultados indicam que o tempo computacional demandado pelo modelo matemático é viável para os problemas analisados. A técnica ILS possui potencial para testes em problemas de maior porte, já que apresenta uma dispersão de 3,5% a 7,7% em relação à solução ótima (obtida pelo PNLIB), com tempo computacional de 15 a 338 vezes mais rápido.

Palavras-chave : Grade horária; Iterated Local Search; Busca local; Programação Não Linear Inteira Binária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )