SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Evaluation of classification techniques for identifying fake reviews about products and services on the internet índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

NASCIMENTO, Diego Carvalho do et al. Um estudo de caso de engenharia de confiabilidade de colhedoras de cana-de-açúcar. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4569.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4569-20.

O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores associados às falhas dos equipamentos da colheitadeira de cana-de-açúcar, cujas máquinas têm grande importância no processo de colheita e nos custos envolvidos. Parte dos dados foi originalmente fornecida por uma empresa localizada no interior de São Paulo, de duas máquinas, coletadas de janeiro de 2015 a agosto de 2017, correspondendo a 2,5 culturas. O conjunto geral de dados foi obtido de três fontes diferentes: um sistema de rastreamento de parada, que fornece o rastreamento de um histórico de manutenção preventiva e corretiva do equipamento analisado; dados de telemetria do equipamento, capturados através de sistemas de computador embarcados, instalados no tipo de máquina em estudo, que fornecem informações sobre sua operação; e dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil. Análises multivariadas foram usadas, como componentes principais e modelos de regressão múltipla, criando, assim, um modelo de previsão considerando a próxima interrupção do equipamento e apontando as causas de falhas no processo. Assim, os resultados apontam para algumas melhorias relacionadas ao esquema de confiabilidade individualizado, a fim de reduzir o número de paradas corretivas dadas ao equipamento.

Palabras clave : Confiabilidade; Análise multivariada; Otimização no planejamento de manutenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )