SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Performance of supermarkets in Santa Catarina: an analysis of small and medium-sized unitsCustomer orientation and financial performance relationship: the mediating role of innovative capability índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

COSTA, Marconi Freitas da; SANTOS, Leissiane Leisse  y  ANGELO, Claudio Felisoni de. Responsabilidade socioambiental das empresas: os consumidores percebem como sendo um valor organizacional?. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4688.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4688-20.

Este estudo investiga se os consumidores percebem a responsabilidade socioambiental (RSA) das empresas como um valor organizacional adquirido ou como sendo existente por outros fatores. Foram adotadas como referência três organizações de diferentes segmentos (cosméticos, fast food e confecções do tipo surf e street wear). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento com os consumidores no momento em que estes estavam no estabelecimento para efetuar uma compra. Os resultados permitem inferir que uma parte considerável dos consumidores não avalia a responsabilidade socioambiental das empresas como um valor organizacional, mas, como uma estratégia corporativa. Além disso, os consumidores não deixam de comprar de uma organização que não tem responsabilidade socioambiental. Contudo, as empresas que divulgam que têm uma postura responsável diante das questões socioambientais, mas que na prática isso não acontece, os consumidores punem deixando de comprar nessas organizações.

Palabras clave : Percepção; Consumidores; Responsabilidade socioambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )