SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Customer orientation and financial performance relationship: the mediating role of innovative capabilityMotivation for the development of patents in universities in the state of Pernambuco, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

NASCIMENTO, Cristiane Mano do  y  SILVA, Minelle E.. O papel da formalidade na inserção de indicadores sociais na cadeia de suprimento do setor de confecção popular. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4708.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4708-20.

Considerando o tema sustentabilidade em cadeias de suprimento e buscando diminuir a lacuna teórica em torno do debate sobre a dimensão social da sustentabilidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a formalidade e a inserção de indicadores sociais na cadeia de suprimento do setor de confecção popular em Fortaleza-CE. Por meio de um estudo de caso, foram realizadas 20 entrevistas com empresas focais, fornecedores diretos e terceirizados, o que abrange a cadeia direta de suprimento. Realizou-se análise de conteúdo a partir das categorias responsabilidade social, saúde e segurança e desenvolvimento de fornecedores e seus 15 respectivos indicadores. Os resultados indicam que a formalização impacta na inserção de indicadores sociais, principalmente na categoria de saúde e segurança. Além disso, identificou-se a possibilidade de existir trabalho informal, mesmo nas empresas formalizadas, o que demonstra a necessidade de um novo olhar para este indicador. Com demonstração empírica, essa pesquisa contribui com o estudo de indicadores sociais na cadeia de suprimento e chama atenção para relações informais de trabalho no contexto local.

Palabras clave : Dimensão social; Cadeia de suprimento; Formalidade; Mercado popular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )