SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4The role of formalization in the insertion of social indicators in the supply chain of the popular garnment sectorSmall business networks in the field of organic farming: strategies and management tools índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

OLIVEIRA, Jabson Herber Profiro de; LIMA, João Policarpo Rodrigues; SENA JUNIOR, Manoel Raimundo  y  FERNANDES, Ana Cristina de Almeida. Motivação para o desenvolvimento de patentes em universidades do Estado de Pernambuco. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4710.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4710-20.

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais fatores associados à motivação dos pesquisadores de duas universidades do Estado de Pernambuco, para o desenvolvimento de patentes. Para tal, foi solicitado que pesquisadores respondessem um questionário composto por afirmações em escalas likert. Foi efetuada uma análise de Componentes Principais onde constatou-se que os fatores que funcionam como barreiras ao desenvolvimento de patentes nas universidades estão relacionados com limitações no suporte oferecido pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e a quantidade de benefícios ofertados aos pesquisadores. Assim como, os principais fatores motivadores estiveram relacionados com melhoras na infraestrutura do NIT e a ampliação de benefícios concedidos aos pesquisadores.

Palabras clave : Propriedade industrial; Patente; Universidade; Núcleo de Inovação Tecnológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )