SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Small business networks in the field of organic farming: strategies and management toolsApplication of the OEE tool as a proposed increase in productivity in grain drying systems índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

VITORINO FILHO, Valdir Antonio  y  MOORI, Roberto Giro. A RBV em contexto de gestão da cadeia de suprimentos. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4731.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4731-20.

O objetivo deste artigo foi avaliar a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), gestão estratégica (GE) e a resource-based view (RBV) como antecedentes ao desempenho de negócios (DN). O estudo, de natureza exploratória, foi dividida em duas fases, qualitativa e quantitativa. Na primeira fase foram coletados dados de dez empresas, posteriormente tratados por análise de conteúdo; na segunda fase houve um pré-teste, com posterior coleta de dados de 125 empresas nacionais associadas à tecnologia, tratados por modelagem em equações estruturais. Os resultados indicaram que a GCS favorece a GE; tanto GCS como GE beneficiam a RBV, por sua vez aumentando o DN. Porém, a GE não influencia positivamente o DN. Assim, se conclui que por conta da competição na cadeia de suprimentos, as empresas focais adotaram estratégias de modo a integrar e coordenar os processos de seus membros como produção, compras, vendas e logística para atender às metas de desempenho de negócios.

Palabras clave : RBV; Gestão da cadeia de suprimentos; Desempenho de negócios.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )