SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4RBV in a context of supply chain managementMultiple dynamics of financialization in the automotive sector: Ford and Hyundai cases índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

SILVA, Darlan Marques da  y  OLIVEIRA, Higor Marques de. Aplicação da ferramenta OEE como proposta de aumento da produtividade em sistemas de secagem de grãos. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4964.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4964-20.

As empresas, na atualidade, buscam obter vantagens frente aos seus concorrentes com emprego de ferramentas que as façam convergirem para processos mais eficientes e eficazes. Com esse cenário competitivo, o uso do indicador de Eficiência Global dos Equipamentos (OEE - Overall Equipment Effectivenes) tem crescido. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor melhorias na produtividade e na gestão da manutenção das operações de secagem de grãos, por meio da análise e dos cálculos de OEE do processo. Desenvolvido em uma unidade de beneficiamento e de armazenamento de grãos, foram calculados os índices de Disponibilidade, Performance e Qualidade, mediante dados históricos registrados em planilhas de Excel e analisados em gráficos. As avaliações realizadas indicaram desempenhos satisfatórios quanto à programação da manutenção, em razão dos altos índices de disponibilidade dos equipamentos. Quanto aos resultados obtidos para performance, foi possível observar as variáveis impactantes à produtividade e apontar melhorias ao processo. As observações realizadas no âmbito da qualidade circundaram os efeitos que os altos teores de umidade dos grãos causam ao processo de secagem. Em vista disso, foi possível concluir que as perdas entre os índices que compõem o OEE possuem alta correlação.

Palabras clave : Disponibilidade; Eficiência global de equipamentos; Indicador de desempenho.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )