SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Multiple dynamics of financialization in the automotive sector: Ford and Hyundai casesPractices of knowledge management in organizational processes of town hall of the AMUSEP region: a research agenda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

SILVA, José Jaconias da  y  CIRANI, Claudia Brito Silva. A capacidade de inovação organizacional: revisão sistemática da literatura e proposições para pesquisa. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4819.  Epub 05-Ago-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4819-20.

A capacidade de inovação organizacional é um importante fator para empresa alcançar um desempenho competitivo superior, entender como a capacidade de inovação surge, se desenvolve e aplica, trazendo importantes contribuições gerenciais e científicas. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar, com base na revisão sistemática da literatura, os principais resultados de pesquisa a respeito da capacidade de inovação organizacional, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. E como problema de pesquisa - quais os fatores determinantes sobre capacidade de inovação organizacional e qual contexto essas pesquisas são realizadas A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, utilizando como base de dados a Web of Science, onde 33 artigos científicos foram identificados e analisados por meio da análise de conteúdo. As contribuições científicas deste estudo são os vários resultados de pesquisa a respeito da capacidade de inovação em organizações, divididos em aspectos internos, externos e determinantes da capacidade de inovação, bem como o levantamento de proposições capazes de guiar um projeto de pesquisa mais aprofundado em questões relevantes a serem testadas em pesquisas futuras. Também traz contribuições práticas, pois mostra em que contexto é mais aplicado cada um dos estudos sobre determinantes da capacidade de inovação identificado e aponta a importância da capacidade de inovação em pequenas empresas e em países.

Palabras clave : Capacidade de inovação; Determinantes da capacidade de inovação; Revisão sistemática; Proposições.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )