SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4The capability of organizational innovation: systematic review of literature and research proposalsThe design of the certification service of quality management systems ISO 9001: a case study in a military organization of the Brazilian Navy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz; SARTORI, Rejane  y  MACHADO, Caio Pisconti. Práticas da gestão do conhecimento em processos organizacionais de prefeituras municipais da região da AMUSEP: uma agenda de pesquisa. Gest. Prod. [online]. 2020, vol.27, n.4, e4669.  Epub 12-Ago-2020. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x4669-20.

O objetivo deste trabalho é diagnosticar o nível de implantação e o estágio de alcance das práticas de Gestão do Conhecimento relativas aos processos organizacionais nas prefeituras situadas na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. A pesquisa, com abordagem quantitativa, configura-se como um estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário elaborado na plataforma Google Forms e difundido para os participantes da pesquisa por meio de mensagem eletrônica. Os resultados evidenciam que as prefeituras analisadas possuem tanto um baixo nível efetivo de implantação quanto um baixo estágio de amplitude do alcance das práticas de Gestão do Conhecimento associadas aos processos organizacionais. Este resultado é crítico diante da importância dessas práticas para as organizações públicas, uma vez que atuam como facilitadores dos processos de Gestão do Conhecimento.

Palabras clave : Gestão do conhecimento; Setor público; Processos organizacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )