SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Ethics and ideology in the science of Nollet and FranklinThe genesis and development of alimentary education: the creation of a norm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970On-line version ISSN 1678-4758

Abstract

CUKIERMAN, Henrique Luiz. Viagem(ns) a Santos. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1998, vol.5, n.1, pp.35-56. ISSN 1678-4758.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59701998000100002.

O artigo busca lançar algumas luzes sobre a construção do laboratório de Manguinhos, recontando um de seus episódios precursores: a viagem a Santos empreendida em 1899 por Oswaldo Cruz, um jovem médico às vésperas de tornar-se herói nacional enquanto símbolo brasileiro da ciência. Destinada a confirmar a chegada pela primeira vez da famigerada peste bubônica em terras brasileiras, a viagem constituiria um marco na justificação da construção de uma fábrica de soro antipestoso no Rio de Janeiro, o futuro Instituto Soroterápico Federal, inaugurado em 1900 e no qual viria a ser instalado o embrião do laboratório de Manguinhos. A partir de quatro narrativas distintas, é possível verificar o processo de ‘criação do mundo’ através do qual cada uma delas realiza sua própria expansão do que seria aparentemente uma ‘mesma’ viagem, permitindo assim configurar a historicidade desses relatos.

Keywords : Estudos de Ciência e Tecnologia e o Terceiro Mundo; saúde e tecnologia; estudos tecnológicos; história da ciência; sociologia da ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License