SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Constituição epidêmica: velho e novo nas teorias e práticas da epidemiologiaClaude Bernard and the boundaries of experimental physiology índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970versão On-line ISSN 1678-4758

Resumo

GUIMARAES, Jacileide  e  SAEKI, Toyoko. Janelas do Santa Tereza: estudo do processo de reabilitação psicossocial do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto (SP). Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2001, vol.8, n.2, pp.357-374. ISSN 1678-4758.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702001000300004.

Trata-se de um estudo de caso sobre o processo de reabilitação psicossocial do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto (HPRP) - o Santa Tereza - cujo objetivo é apreender as possibilidades e limites enfrentados por esta realidade, no que tange ao projeto Pensões Protegidas. Fizemos uso da observação participante e aplicamos entrevistas semi-estruturadas aos moradores das pensões e à equipe multiprofissional que acompanha o processo. Os resultados obtidos desvelam um movimento diferente do estilo hospitalocêntrico, uma vez que articula uma negação institucional. Por fim, consideramos a contribuição do projeto Pensões Protegidas do Santa Tereza para o repensar do saber/fazer sobre a condição dos chamados doentes mentais.

Palavras-chave : história da psiquiatria no Brasil; desinstitucionalização; reabilitação psicossocial; pensão protegida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons