SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A tragédia da talidomida: a luta pelos direitos das vítimas e por melhor regulação de medicamentosNegociando fronteiras: Encyclopédie, romantismo e a construção da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970versão On-line ISSN 1678-4758

Resumo

MATTEDI, Marcos Antônio  e  SPIESS, Maiko Rafael. A avaliação da produtividade científica. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.623-643. ISSN 1678-4758.  https://doi.org/10.1590/s0104-59702017000300005.

O texto trata da avaliação da produtividade científica. Analisa o processo de metrificação da avaliação da produção científica, bem como o processo histórico de construção da avaliação científica e seus usos atuais. Argumenta que esse processo encerra um paradoxo: quanto mais impessoais se tornam as métricas, menor seu reconhecimento pelos cientistas. O estudo foi dividido em cinco partes: contextualização da problemática da avaliação científica; descrição das principais etapas do processo de institucionalização da metrificação; apresentação do processo de concepção dos principais indicadores de avaliação; exemplos da aplicação desses indicadores; apresentação das consequências analíticas e algumas recomendações para formulação de uma nova agenda de avaliação.

Palavras-chave : avaliação; produtividade; metrificação; bibliometria; indicadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )