SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue52The magnetised object and the public space. Political-religious praxis in the Missionary’s of Francis movement in ArgentinaThe Supreme Court trial of abortion of anencephalous – ADPF 54: an ethnography of religion in public space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183On-line version ISSN 1806-9983

Abstract

MONTERO, Paula; SILVA, Aramis Luis  and  SALES, Lilian. Fazer religião em público: encenações religiosas e influência pública. Horiz. antropol. [online]. 2018, vol.24, n.52, pp.131-164. ISSN 1806-9983.  https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000300006.

Levando em conta a expansão do ativismo de diversas agências religiosas nas mais variadas arenas públicas nacionais, este artigo visa trabalhar o problema da reconfiguração recente do secularismo brasileiro. A partir da análise de três casos concretos – cerimônia de inauguração do Tempo de Salomão, repercussão midiática de uma pastora transgênera e controvérsias no Supremo Tribunal Federal envolvendo agentes religiosos –, procuraremos demonstrar como as diversas dinâmicas de produção de visibilidade observadas resultam em um novo entendimento do que é “fazer religião” em público e, no limite, modificam a configuração de nossa ordem jurídica secular. Seguindo por esse caminho e observando o modo como a publicização da experiência sacraliza (moraliza) problemas privados tornando-os públicos, constata-se que grande parte da eficácia da linguagem religiosa contemporânea está menos na imposição de uma mensagem do que na qualidade e plasticidade de suas encenações nas diferentes arenas.

Keywords : religião, secularismo, publicização; arenas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )