SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2STABILITY AND ADAPTABILITY IN TESTS OF PROGÊNIES OF MYRACRODRUON URUNDEUVA UNDER FOUR SYSTEMS OF PLANTATIONSPATIAL CONTINUITY IN A MIXED OMBROPHILOUS FOREST WITH DIFFERENT SIZE AND SHAPE OF SAMPLE UNITS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CERNE

Print version ISSN 0104-7760On-line version ISSN 2317-6342

Abstract

STOFFEL, Shantau Camargo Gomes et al. MICORRIZAS ARBUSCULARES NO CRESCIMENTO DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS EM SUBSTRATO CONTENDO REJEITO DE MINERAÇÃO DE CARVÃO. CERNE [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.181-188. ISSN 2317-6342.  http://dx.doi.org/10.1590/01047760201622021969.

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) no crescimento, colonização micorrízica e absorção de P e elementos-traço em leguminosas arbóreas expostas a rejeito de mineração de carvão. Ensaios independentes para as leguminosas Mimosa scabrella Benth. (bracatinga), Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze (maricá) e Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan (angico-vermelho) foram conduzidos em casa de vegetação em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos. Foram avaliados cinco isolados de FMA autóctones de áreas de mineração (Acaulospora colombiana, Acaulospora morrowiae, Dentiscutata heterogama, Rhizophagus clarus e Rhizophagus irregularis), além de um tratamento controle não inoculado, com quatro repetições. Verificou-se que a colonização micorrízica foi superior a 60% para a bracatinga e o maricá, enquanto que, para o angico-vermelho, foi de no máximo 26%. De maneira geral, a inoculação de FMA favoreceu o crescimento das leguminosas arbóreas, atingindo incrementos de até 1430%. A absorção de fósforo foi beneficiada principalmente pela inoculação de A. colombiana, R. irregularis e A. morrowiae. Apesar de se verificar redução nos teores de elementos-traço na parte aérea das plantas, a inoculação de FMA ocasionou incrementos significativos no acúmulo de As, Cu, Zn e Cr para todas as leguminosas avaliadas. Desta forma, os FMA desempenham papel importante para o crescimento de espécies arbóreas em áreas de mineração de carvão, as quais apresentam ambientes pobres, degradados e muitas vezes contaminados.

Keywords : Colonização micorrízica; Recuperação ambiental; Elementos-traço.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )