SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Interfaces e deslocamentos: feminismos, direitos, sexualidades e antropologiaO campo de estudos socioantropológicos sobre diversidade sexual e de gênero no Brasil: ensaio sobre sujeitos, temas e abordagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Pagu

versão impressa ISSN 0104-8333versão On-line ISSN 1809-4449

Resumo

GREGORI, Maria Filomena. Práticas eróticas e limites da sexualidade: contribuições de estudos recentes. Cad. Pagu [online]. 2014, n.42, pp.47-74. ISSN 1809-4449.  https://doi.org/10.1590/0104-8333201400420047.

Este artigo examina as contribuições dos estudos antropológicos recentes feitos no Brasil sobre diferentes experiências envolvidas nos erotismos contemporâneos, sobretudo no que elas permitem decifrar articulações entre práticas sexuais, normas de gênero e limites da sexualidade (isto é, a zona fronteiriça onde habitam norma e transgressão, consentimento e abuso, prazer e dor). O balanço dessa bibliografia pretende lançar luz sobre as principais abordagens empregadas e, em particular, examinar como os prazeres e os perigos dos erotismos têm sido tratados a partir das problemáticas do consentimento, do contrato, da erotização dos corpos e, finalmente, dos riscos envolvidos nessas práticas.

Palavras-chave : Erotismo; violência; gênero; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )