SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Objetivos de desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e a distribuição de terra na América LatinaÀs margens do desenvolvimento: o trabalho das mulheres e a luta por direitos no polo de fruticultura de Petrolina/PE-Juazeiro/BA* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Pagu

versão impressa ISSN 0104-8333versão On-line ISSN 1809-4449

Resumo

GODOI, Emília Pietrafesa de  e  AGUIAR, Vilênia V. Porto. Mulheres e territórios vividos em contextos rurais: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial*. Cad. Pagu [online]. 2018, n.52, e185207.  Epub 30-Nov-2018. ISSN 1809-4449.  https://doi.org/10.1590/18094449201800520007.

A concepção de “desenvolvimento territorial” se tornou, em anos recentes, um balizador das formas de atuação do Estado na promoção de políticas de desenvolvimento e de combate à pobreza no Brasil. Desse modo, a abordagem territorial passou a ser utilizada como referência para uma estratégia de apoio ao desenvolvimento rural, por meio da implementação de ações abrangidas pelo então Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. Considerando o protagonismo das mulheres na conformação dos “territórios rurais”, propomos, neste artigo, confrontar o conceito de território que baliza as ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais e a maneira como o território se configura nas e através das práticas cotidianas dessas mulheres.

Palavras-chave : Mulheres; Território; Políticas de Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )