SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1PROCESSOS IDENTITÁRIOS E RELAÇÕES PATRÃO-CLIENTE ENTRE OS KAIOWAVIRANDO FUNAI: UMA TRANSFORMAÇÃO KANAMARI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Mana

Print version ISSN 0104-9313On-line version ISSN 1678-4944

Abstract

CORREA, Diogo Silva  and  DIAS, Rodrigo de Castro. A CRÍTICA E OS MOMENTOS CRÍTICOS: DE LA JUSTIFICATION E A GUINADA PRAGMÁTICA NA SOCIOLOGIA FRANCESA. Mana [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.67-99. ISSN 1678-4944.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-93132016v22n1p067.

O objetivo do presente texto é apresentar a sociologia pragmática francesa a partir do livro De la justification de Luc Boltanski e Laurent Thévenot. Primeiro, fazemos uma introdução geral dos principais pontos de convergência do campo sociológico francês desde a década de 80. Em seguida, apresentamos a obra De la justification, considerada como um marco na guinada pragmática da sociologia francesa. Então, apresentamos dois de seus principais conceitos: o de prova e o de cité. Por fim, através de um apanhado das forças e das fraquezas do modelo, problematizamos alguns de seus limites e desafios, como o de integrar na intuição pragmatista questões como o engajamento crítico do sociólogo e a análise dos processos, das disposições e dos problemas de longa duração.

Keywords : Sociologia pragmática; Pragmatismo; Luc Boltanski; Laurent Thévenot; Justificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )