SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue111Protective gloves for manual harvesting of sugar caneExposure to chemical agents and noise in tanneries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657

Abstract

DINIZ, Eugênio Paceli Hatem; ASSUNCAO, Ada Ávila  and  LIMA, Francisco de Paula Antunes. Por que os motociclistas profissionais se acidentam?: riscos de acidentes e estratégias de prevenção. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2005, vol.30, n.111, pp.41-50. ISSN 0303-7657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572005000100006.

O trabalho dos motociclistas profissionais constitui o foco investigativo do presente estudo, que fornece elementos para subsidiar os atores sociais nas negociações relativas à melhoria das condições de trabalho da categoria. Adotando-se a abordagem teórico-metodológica da escola da ergonomia da atividade, foi possível conhecer os constrangimentos vivenciados e as estratégias construídas pelos motociclistas profissionais em face dos principais fatores socioeconômicos que geram pressão temporal no desenvolvimento da atividade.Os resultados obtidos foram analisados considerando-se o modo de funcionamento das unidades de produção em suas articulações com as instituições da cidade e a rede de serviços que garantem a meta de produzir mais em menor tempo. Finalmente, o estudo permitiu descrever os fatores acidentogênicos, ligando o plano macroeconômico e suas leis de mercado à rede técnico-organizacional que sustenta as unidades produtivas, gerando o comportamento do tempo zero. É nesta encruzilhada que o motociclista profissional elabora as suas estratégias para garantir as metas de produção, a satisfação do cliente e a sua autoproteção, nem sempre bem-sucedida, contra os acidentes no trânsito.

Keywords : Motociclistas profissionais; motoboy; acidentes de trânsito; acidente de trabalho; Análise Ergonômica do Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License