SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 suppl.1Uses and applications of the Form for Sanitary Inspection of Work Processes and Environments in Gas Stations, Santa Catarina state, BrazilBenzene exposure surveillance in gas stations’ work environments and production processes: a report on experience from the Cerest/Itaberaba, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

AMANCIO, Maria Aparecida Torres Mourão; CARDILLO, Márcia Herculiani  and  WATANABE, Marisol. Atenção à saúde do trabalhador de postos de revenda de combustíveis: relato sobre a implantação de programa de vigilância e de estratégia de acolhimento de trabalhadores em Campinas/SP. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017, vol.42, suppl.1, e11s.  Epub Oct 23, 2017. ISSN 2317-6369.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000125815.

Introdução:

o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde do município de Campinas/SP, junto com a Comissão Estadual do Benzeno (São Paulo) e a Comissão Regional do Benzeno (Campinas), desenvolveram o Projeto Frentista, no período de 2005 a 2012, visando à implantação de um programa de atenção à saúde dos trabalhadores de postos de revenda de combustíveis (PRC) no município de Campinas.

Objetivo:

relatar o desenvolvimento e os resultados do projeto e avaliar a prática do acolhimento de trabalhadores como estratégia de atuação.

Métodos:

o projeto ocorreu em etapas, iniciando com a realização de um diagnóstico situacional e a elaboração/implantação de um protocolo de atenção à saúde dos trabalhadores de PRC. Um projeto-piloto abrangendo dez PRC e 136 trabalhadores foi realizado entre fevereiro de 2009 e outubro de 2010.

Resultados:

foram identificadas condições de trabalho que determinavam riscos de exposição ao benzeno e problemas de saúde possivelmente relacionados.

Conclusão:

a alta adesão dos trabalhadores ao projeto referendou as estratégias adotadas. Vislumbra-se a possibilidade de utilizar essa experiência para subsidiar a constituição de protocolos específicos por ramo de atividade de trabalho como estratégia de vigilância em saúde.

Keywords : benzeno; combustíveis; vigilância; acolhimento; saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )