SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Plurality of the causal nexus in occupational accidents/diseases: a legal basis study in BrazilWorkplace bullying, gender, race and power: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Print version ISSN 0303-7657On-line version ISSN 2317-6369

Abstract

MOREIRA, Hyan de Alvarenga; SOUZA, Karen Nattana de  and  YAMAGUCHI, Mirian Ueda. Síndrome de Burnout em médicos: uma revisão sistemática. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2018, vol.43, e3.  Epub Mar 12, 2018. ISSN 2317-6369.  https://doi.org/10.1590/2317-6369000013316.

Introdução:

médicos são profissionais altamente vulneráveis à Síndrome de Burnout (SB), pois lidam com fatores de stress ao longo de sua vida profissional.

Objetivo:

identificar a frequência da SB em diferentes especialidades médicas e seus possíveis fatores associados.

Métodos:

revisão sistemática de acordo com a declaração PRISMA, por meio das bases de dados LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO, incluindo trabalhos que usam o Maslach Burnout Inventory para identificar a síndrome.

Resultados:

22 especialidades médicas foram relacionadas à SB. As cinco especialidades identificadas com maior prevalência de casos foram, em ordem decrescente: medicina de Unidade de Terapia Intensiva, medicina de família, medicina de emergência, medicina interna e ortopedia. Discussão: a etiologia da SB é multifatorial. Há fatores que contribuem para o desencadeamento da síndrome e outros que atuam de modo a prevenir o seu desenvolvimento. Identificaram-se fatores comuns a atuação profissional do médico e outros associados com as especialidades médicas. Os fatores que se destacam como associados à SB são os relacionados à organização e ambiente do trabalho e à maneira como os profissionais enfrentam o stress.

Discussão:

a etiologia da SB é multifatorial. Há fatores que contribuem para o desencadeamento da síndrome e outros que atuam de modo a prevenir o seu desenvolvimento. Identificaram-se fatores comuns a atuação profissional do médico e outros associados com as especialidades médicas. Os fatores que se destacam como associados à SB são os relacionados à organização e ambiente do trabalho e à maneira como os profissionais enfrentam o stress.

Keywords : esgotamento profissional; médicos; revisão; qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )