SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Genetics of rheumatoid arthritis: a new boost is needed in Latin American populationsAcute acalculous cholecystitis in systemic lupus erythematosus: a rare initial manifestation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004On-line version ISSN 1809-4570

Abstract

GORMEZANO, Natali W.S. et al. Associação entre febre reumática e arterite de Takayasu – Relato de caso. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2016, vol.56, n.2, pp.178-180. ISSN 1809-4570.  https://doi.org/10.1016/j.rbre.2014.09.003.

A arterite de Takayasu (AT) e a febre reumática (FR) são doenças que podem ter início commanifestação cardíaca, o que dificulta o diagnóstico. Há relatos de associação de FR com AT que se inicia com comprometimento cardíaco na faixa etária pediátrica. O objetivo deste estudo é relatar a possibilidade da associação de FR e AT em paciente com alteração cardíaca. Descrevemos o caso de uma adolescente diagnosticada inicialmente como FR que apresentou na evolução alterações que permitiram o diagnóstico de AT. A AT e a FR são duas causas importantes de envolvimento valvular que podem apresentar manifestações sistêmicas.

Keywords : Febre reumática; Arterite de Takayasu; Manifestações cardíacas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )