SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2DETERMINANT FACTORS FOR THE WIND SECTOR ADVANCES IN THE STATE OF CEARA IN RESPONSE TO CLIMATE CHANGETHE RELATIONSHIP BETWEEN LEARNING SUPPORT AND TRAINING IMPACT AT WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

KLEIN, Leander Luiz  and  PEREIRA, Breno Augusto Diniz. CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS: FATORES DETERMINANTES PARA A SAÍDA DE EMPRESAS PARCEIRAS. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.305-340. ISSN 1413-2311.  https://doi.org/10.1590/1413-2311068201239395.

As redes de cooperação entre empresas são estratégias usadas pelos gestores para atuar no mercado com o intuito de gerar mais valor às empresas e obter vantagem competitiva. Entretanto, verifica-se empiricamente que um número significativo de empresas saem das redes em que estavam inseridas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar os fatores determinantes da saída de empresas das redes interorganizacionais das quais participavam. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo com 140 empresas que pertenciam a redes de cooperação do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário formado por 15 dimensões distintas, cada uma composta por 5 questões. Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel e, posteriormente, analisados com a utilização do sofware AMOS 18. Os resultados confirmaram como fatores determinantes da saída das empresas das redes os Laços Sociais Anteriores Fracos, Seleção de Parceiros não estruturada, Gestão Individualizada, Falta de Confiança e Comprometimento, Baixa de Aprendizagem Interorganizacional, dentre outros. Os fatores determinantes encontrados nessa pesquisa ressaltaram a dificuldade que impera sobre as estruturas de governança e a gestão de redes. O desafio é organizar a rede de forma a evitar possíveis disfunções oriundas das decisões da gestão e amenizar os problemas identificados, fazendo com que as empresas se mantenham nas redes, gerando retornos e vantagens competitivas a elas.

Keywords : Interorganizacionais; Determinantes para saída de Empresas; Gestão de Redes; Problemas nas Redes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )