SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2THE RELATIONSHIP BETWEEN LEARNING SUPPORT AND TRAINING IMPACT AT WORKLINKING ETHNOGRAPHY AND GROUNDED THEORY IN CONSUMER RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

PALOMBINO PRIMO, Paschoal; OLIVA, Eduardo de Camargo  and  KUBO, Edson Keyso de Miranda. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.371-396. ISSN 1413-2311.  https://doi.org/10.1590/1413-2311063201238442.

Esta pesquisa objetivou a descrever e analisar as políticas e/ou práticas de Gestão de Pessoas das Instituições Privadas de Ensino Superior da região metropolitana da Grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das IES pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais observadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores.

Keywords : Gestão Estratégica de Pessoas; Universidades Privadas; Pós-Graduação em Administração; Pesquisadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )