SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2STRATEGIC PEOPLE MANAGEMENT FOR RESEARCHES IN BUSINESS ADMINISTRATION IN BRAZILIAN UNIVERSITIESA PROPOSAL FOR A LIST OF SOFTWARE FEATURES TO SUPPORT A INTELLIGENCE PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

PINTO, Marcelo de Rezende. ARTICULANDO A ETNOGRAFIA E A GROUNDED THEORY NA PESQUISA DO CONSUMIDOR. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.397-424. ISSN 1413-2311.  https://doi.org/10.1590/1413-2311023201342135.

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de campo de um pesquisador que buscou articular em um mesmo desenho de pesquisa a utilização da grounded theory (em sua vertente construtivista) e a etnografia. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, foram apresentadas de forma sucinta as duas metodologias de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, foram descritos os principais pontos do trabalho de campo que foi realizado com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Essa parte do artigo destaca algumas reflexões acerca das exigências práticas para a "operacionalização" de pesquisas comprometidas com "espírito" da etnografia e da grounded theory, explora os pontos de aderência, bem como joga luz sobre algumas questões desafiadoras que ainda exigem uma reflexão maior acerca da conjugação entre as duas metodologias. Por fim, de forma breve, tentou-se esboçar, à guisa de uma conclusão, as possíveis contribuições para a pesquisa do consumidor da articulação entre as metodologias.

Keywords : Etnografia; Grounded Theory; Pesquisa do consumidor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )