SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1AUTHENTICITY AND CLASSIC ROCK CONSUMPTION: A NETNOGRAPHY ON FACEBOOKOBESITY AND ORGANIZATIONS: A RESEARCH AGENDA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

Print version ISSN 1980-4164On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

GODOI, Christiane Kleinübing; MASTELLA, Adriano Silveira  and  UCHOA, Antônio Giovanni Figlioulo. INTEGRAÇÃO METODOLÓGICA ENTRE GRUPO DE DISCUSSÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO DISCURSO: UM CASO EXEMPLIFICADOR SOBRE O DISCURSO FEMININO ACERCA DO CONSUMO DA BELEZA. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.30-60. ISSN 1413-2311.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.180.69478.

As temáticas e problemas do cotidiano organizacional vêm exigindo práticas metodológicas avançadas originárias e construídas no interior da sociologia. Este artigo discute e demonstra a utilização, de forma integrada, de práticas metodológicas originárias da Tradição Espanhola de Pesquisa Social Qualitativa e, que nos Estudos Organizacionais brasileiros, já tem seu espaço desde meados do ano 2000 – especificamente a Análise Sociológica do Discurso (ASD) e, sua principal técnica coleta correlata – o Grupo de Discussão (GD). Tais metodologias já são bastante teorizadas e inclusive praticadas em nosso campo, porém ainda não haviam sido aplicadas de forma associada nos EORs brasileiros. Para contribuir para a possibilidade de ampliação da utilização das metodologias e auxiliar a prática dos pesquisadores interessados, este artigo tem como objetivo principal apresentar os principais procedimentos – abstraídos do interior de um “caso exemplar” –, ou seja, revelar a forma como se manifestaram a aplicação das metodologias de Grupo de Discurso, cujo “discurso grupal” foi analisado pelos procedimentos e módulos da Análise Sociológica do Discurso. O “caso exemplar” propriamente dito versa sobre o consumo feminino acerca do consumo da beleza e foram conduzidos seis GDs. O delineamento, participantes, teorização do estudo em si são brevemente aprofundados no capítulo introdutório apenas a título de contextualização. O objetivo, portanto, deste trabalho metodológico redigido sob a forma de “caso exemplar” reside em contribuir principalmente para a visualização gráfica dos procedimentos em um estudo empírico que utilize tais metodologias de forma integrada. Os dois primeiros capítulos introduzem o leitor no universo das metodologias de GD e ASD, sua historicidade, influências epistêmicas, conceitos, o papel do pesquisador, dentre outros elementos. Ao final, emerge o exemplo – sob o comando de um quadro-síntese norteador da construção e interpretação de Representações Gráficas (topográfica) acerca cada procedimento modular.

Keywords : Análise Sociológica do Discurso; Grupo de Discussão; Análise Qualitativa; Consumo de Beleza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )