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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SUASNABAR, Claudio. Resistência, mudança e adaptação nas universidades argentinas: problemas conceptuais e tendências emergentes no governo e na gestão acadêmica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.50-62. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200005.

O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.

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