SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Cultur@s juvenis, identid@des e internet: questões atuaisThe school, different cultural contexts and border cultures índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOARES, Rosângela de F. R.  e  MEYER, Dagmar E. Estermann. O que se pode aprender com a "MTV de papel" sobre juventude e sexualidade contemporâneas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.136-148. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200010.

Fundamentando-se em pressupostos da teorização cultural contemporânea, o artigo problematiza um artefato cultural específico - a revista MTV, Music Television - para discutir possíveis relações entre educação, cultura de mídia, juventude e sexualidade. Essa revista é analisada, aqui, como fazendo parte de uma pedagogia cultural - o "mundo MTV" - que produz significados, ensina determinados comportamentos e os institui como sendo comportamentos juvenis adequados. Argumenta-se que problematizações como essas podem ser produtivas para se pensar como os artefatos culturais - revistas, programas de televisão e filmes, por exemplo - estão ajudando a constituir formas de ser e viver a sexualidade e a juventude, na contemporaneidade.

Palavras-chave : estudos culturais; educação; mídia; sexualidade; juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons