SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOUZA, Mériti de. Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.119-132. ISSN 1809-449X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000200010.

Discute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.

Palavras-chave : subjetividade; educação; escola; modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons