SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número31O deslocamento de práticas impressas e a apropriação de práticas digitais: um estudo com alunos do ensino médio tecnológico aprendendo a usar o computador na escolaPragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREITAS, Marcos Cezar de. Economy and education: Álvaro Vieira Pinto's contribution to historical studies on technology. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.31, pp.80-95. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100007.

This paper analyses Álvaro Vieira Pinto's contribution to studies on economy and education. His concept of technologically elaborated work should be understood as the result of profound research into human relations which we find in the "culture of economics". His theoretical encounter with Marx's writings reveals an erudite capacity to relate education and political emancipation with the history of technology.

Palavras-chave : economy; education; technology; culture.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons